Fonoaudiologia auxilia tratamentos ortodônticos

Atendimento pode complementar o tratamento ortodôntico, protético e casos de má postura de língua
 
Muitas pessoas não sabem, mas integrar o tratamento odontológico com o fonoaudiológico pode trazer inúmeros benefícios para a saúde do paciente. O atendimento conjunto pode complementar o tratamento ortodôntico, protético e casos de má postura de língua.
 
Dentre as especialidades da área, o campo da Motricidade Orofacial (MO) se relaciona diretamente com a odontologia e tem como um de seus objetivos buscar o equilíbrio do sistema estomatognático, que identifica o conjunto de estruturas bucais. Segundo a fonoaudióloga Raphaela de Lima Cruz, que realiza o atendimento na clínica, durante o tratamento ortodôntico e fonoaudiológico são realizados ajustes na busca de uma adequada função de todo o sistema. “Um dos principais objetivos é devolver ao paciente o máximo de função com mínimo de esforço do sistema estomatognático, proporcionando longevidade aos tecidos envolvidos como os dentes, osso de suporte, musculatura e articulação temporomandibular (ATM)”, explica.
 
Unindo conhecimentos dentro de uma equipe interdisciplinar, o fonoaudiólogo pode oferecer não só um diagnóstico mais completo, mas também um prognóstico mais real, considerando os limites de cada paciente. Segundo ela, as alterações dentárias e ósseas podem interferir nas funções de mastigar, deglutir, falar e respirar. Quando elas não estão sendo realizadas de maneira adequada, podem causar ou contribuir para o surgimento de alterações osteodentárias.  “Quando a forma está interferindo na função, a prioridade é a ortodontia. Quando a função está interferindo na forma, o tratamento fonoaudiológico é prioridade. Ambas as áreas se completam, são grandes parceiras e devem caminhar juntas”, completa Raphaela. 
 
De acordo com a dentista do Atelier do Sorriso São Rafael, Taís Cristina da Rosa, esse complemento é mais um diferencial da clínica. “A fonoaudiologista está conversando diretamente com o dentista e com o paciente para chegar a um resultado satisfatório. Agregando esse tratamento, podemos finalizar casos com menos recidivas de ortodontia e insucesso de próteses”, afirma Taís.
 
Para entender melhor – A Fonoaudiologia é a ciência que estuda a comunicação humana no que se refere ao seu desenvolvimento, ao seu aperfeiçoamento e as suas alterações. O fonoaudiólogo é um profissional responsável pela promoção da saúde, prevenção, avaliação e diagnóstico, orientação, terapia e aperfeiçoamento dos aspectos fonoaudiológicos da função auditiva periférica e central, da função vestibular, da linguagem oral e escrita, da voz, da fluência, da articulação da fala e dos sistemas miofuncional, orofacial, cervical e de deglutição. O tratamento atende desde o recém-nascido até a terceira idade.
 

Leave a Reply

Abrir conversa
Precisa de ajuda?