Estudo aponta prescrição desnecessária de antibióticos para tratamentos dentários

Estudo aponta prescrição desnecessária de antibióticos para tratamentos dentários

Pesquisa publicada British Journal of General Practice indica que pacientes procuram clínicos gerais ao invés de dentistas
 
Mais da metade de todos os pacientes que visitaram um clínico geral com um problema dentário nos últimos 10 anos não foram encaminhados para um tratamento com especialistas, ao invés disso foram prescritos com antibióticos, muitas vezes desnecessariamente, é o que aponta uma nova pesquisa do British Journal of General Practice realizada por uma equipe de especialistas da Universidade de Cardiff e  Conselho de Saúde da Universidade de Cardiff que examinaram consultas odontológicas na prática geral do Reino Unido e o número resultante de antibióticos prescrições.
 
“Nosso estudo descobriu que muitas pessoas visitam um médico clínico geral em vez de um dentista quando  estão enfrentando problemas dentários,” disse o Dr. Anwen Cope, dentista qualificado e estagiário especialista em Saúde Dental Pública da Cardiff University e Vale Health Board, que completou a pesquisa junto com colegas das Escolas de Odontologia e Medicina da Universidade de Cardiff. ”O melhor tratamento para dor de dente grave continua sendo uma intervenção cirúrgica, como um tratamento de extração ou tratamento de canal. Estes tratamentos só podem ser realizados por um dentista. Portanto, nós sempre encorajamos os pacientes a consultar um dentista, em vez de um clínico geral, quando estão enfrentando problemas dentários . ”
 
A descoberta mais alarmante foi o número de prescrições desnecessárias de antibióticos nos últimos dez anos. O estudo constatou que mais da metade dos pacientes que foram consultados por médicos com um problema dentário foram prescritos com antibióticos. Isso levanta sérias preocupações sobre a saúde dentária a longo prazo do Reino Unido e a contribuição potencial de resistência aos antibióticos. A resistência aos medicamentos antibióticos, que ocorre quando infecções bacterianas já não respondem aos antibióticos, é um problema sério, e o uso de antibióticos é o fator mais importante que leva à resistência. Dr. Cope acrescentou: “O uso generalizado de antibióticos no tratamento de queixas relacionadas com o dente na prática geral é preocupante, isto apresenta uma série de problemas, significa que os pacientes não estão recebendo uma tratamento a longo prazo para o seu problema dentário, e eles podem até mesmo permanecer com dor por mais tempo. Mais preocupante é o potencial impacto sobre as taxas de resistência antibacteriana. Antibióticos salvam vidas, e, portanto, é importante usá-los com cuidado e somente quando eles são realmente necessários. Melhorar a prescrição de antibióticos para problemas dentários é um passo importante no sentido de garantir que antibióticos ainda estarão disponíveis nos próximos anos.”
 
Esta pesquisa não identificou as razões pelas quais os pacientes foram consultar um clínico geral ao invés de um dentista. No entanto, a equipe espera que o estudo possa promover a consulta mais apropriada para problemas dentários, e uma redução na prescrição de antibióticos para pacientes com problemas dentários.
 
Dr. Cope acrescentou: “As mensagens do nosso estudo são simples: médicos clínicos gerais devem evitar rotineiramente prescrever antibióticos quando os pacientes apresentam problemas dentários, e é necessário mais trabalho para identificar como doentes com problemas dentários podem ser melhor direcionados para atendimento odontológico de urgência. Compreender os condutores de prescrição de antibióticos para problemas de saúde bucal ajudará a informar intervenções educacionais para assegurar que os pacientes recebam o tratamento mais adequado para suas condições dentárias.”
 
 
 
Fonte: Science Daily

Leave a Reply

Abrir conversa
Precisa de ajuda?