É realmente preciso extrair os dentes do siso?

É realmente preciso extrair os dentes do siso?

Os dentes do siso (também chamados de "do juízo") são os terceiros molares, que há tempos deixaram de ser necessários para a mastigação de alimentos. Eles nascem quando temos entre 12 e 25 anos, e é justamente nesta fase que alguns profissionais recomendam a extração. Mas será que isso é realmente necessário?
O Incrível.club analisou diferentes opiniões sobre o tema. Leia as considerações presentes neste post e consulte seu dentista para que a decisão certa seja tomada.
 
Quando não é preciso extrair os dentes do siso
 
  • Se eles estiverem saudáveis (livres de cáries e gengivas ao redor não inflamadas).
  • Se eles saíram totalmente.
  • Se estiverem bem posicionados, sem atrapalhar o funcionamento dos dentes próximos.
  • Se foram fáceis de escovar durante a limpeza diária da boca.
 
 
Quando é preciso extrair os dentes do sisoEm caso de os dentes do siso estarem totalmente escondidos sob as gengivas, ficando incapazes de sair. Neste caso, pode surgir um cisto que, por sua vez, pode destruir as raízes dos dentes próximos.
Se os dentes estiverem parcialmente visíveis. Em casos assim, a escovação fica prejudicada, o que pode levar ao acúmulo de bactérias que causam diferentes doenças bucais.
 
  • Se o dente do siso não tiver espaço suficiente (com os dentes laterais imprensados), pode acabar prejudicando os outros.
  • Se você sentir dor na região dos dentes do siso.
  • Se os tecidos moles em volta do dente infectarem frequentemente.
  • Se as gengivas inflamarem.
  • Se os dentes ao lado tiverem cáries e estiverem comprometidos.

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Não há problema em manter os dentes do siso caso você consulte um dentista regularmente e faça radiografias da mandíbula. Assim, é possível saber com antecedência sobre os possíveis problemas (como crescimento indevido dos dentes) e extrair os sisos para evitar que eles aconteçam. Profissionais recomendam que, caso necessária, a extração seja feita o quanto antes, pois após os 25 anos, quando todos os tecidos ósseos já estão bem formados, é mais difícil extrair os sisos. Além disso, os tecidos demoram mais para cicatrizar.
 
Fonte: Incrível Club

Deja una respuesta

Abrir conversa
Precisa de ajuda?