Cuidados com a primeira dentição

Cuidados com a primeira dentição

 

Estudo revela que escovas com cerdas multiníveis são mais eficazes na remoção de placa em crianças.
 
 
A técnica de escovação anteroposterior com escova de cerdas multiníveis é mais eficiente no combate à placa bacteriana nos primeiros molares das crianças, quando comparada à técnica tradicionalmente indicada pelos dentistas, chamada transversal. Esse resultado foi obtido em estudo da Faculdade de Odontologia (FO) da USP, realizado pela dentista Alessandra Reyes. Ela analisou os primeiros molares em erupção — os que ainda estão nascendo, em linguagem popular — de 33 crianças entre cinco e sete anos.
 
A técnica anteroposterior tem de ser aplicada com uma escova com cerdas de diferentes níveis, que conseguem chegar ao dente que ainda está crescendo e, portanto, está em um nível mais baixo em relação aos demais. É o caso das escovas Bambinos 1, 2 e 3 fabricadas pela Condor, que atendem desde bebês de seis meses até crianças maiores de cinco anos.
 
As escovas Bambinos 1 e 2 oferecem tufos frontais mais altos justamente para facilitar a higiene dos dentes mais dificies de alcançar. Já a Bambinos 3 possui cerdas macias com corte diferenciado para a remoção da placa bacteriana entre dentes de diferentes tamanhos (de leite e permanentes).
 
“Além de eficazes na higienização, as escovas da linha Bambinos, estampadas com personagens das marcas Hot Wheels, Lilica Ripilica e Tigor T. Tigre, despertam a atenção das crianças e inventivam o hábito de cuidar da saúde dos dentes desde cedo”, afirma Gerson Grohskopf, coordenador do segmento de Higiene Bucal da Condor.
 
 
 
O estudo
 
Segundo a dentista, após 15 dias da orientação, as crianças removeram placa, tanto com uma quanto com outra técnica, mas após três meses, elas podem ter esquecido a técnica transversal e foi ai que a escova de cerdas multinível acabou sendo útil. Em médio prazo, a técnica anteroposterior se mostrou mais efetiva na redução da placa e do biofilme.
 
A probabilidade de cárie no primeiro molar é muito maior do que nos outros dentes, porque ele pode demorar cerca de 15 meses para nascer. Durante todo esse tempo, ele fica exposto a esse risco. Por isso, a escolha desse dente para desenvolver o estudo. O trabalho é inédito nesse sentido, já que a escova multinível nunca foi estudada nesse dente.
 
“A escovação anteroposterior pede movimentos mais instintivos. Já a técnica transversal exige que a escova fique inclinada para o dente que está nascendo. Como esse não é um movimento natural, as crianças podem esquecer de aplicá-lo”, diz Alessandra.
 
 
 
Linha Bambinos
 
Bambinos 1
 
Indicadas para bebês de 6 a 24 meses, são ideais na limpeza dos primeiros dentinhos. Sua cabeça pequena com laterais emborrachadas protege as gengivas sensíveis dos bebês durante a escovação. O cabo é emborrachado e encorpado com empunhadura segura para mamãe durante as primeiras lições de escovação do bebê.
 
 
 
Bambinos 2
 
Indicadas para crianças de 2 a 4 anos, fazem a limpeza dos dentes de leite. Apresentam cabeça pequena com laterais emborrachadas. Outros diferenciais são limpador de língua integrado no dorso da cabeça, cabo emborrachado e capa protetora decorada. Seu desenho ergonômico facilita o aprendizado da correta maneira de escovar os dentes.
 
 
 
Bambinos 3
 
São feitas especialmente para a fase em que há dentição de leite e permanente, comum a partir dos 5 anos. Cabo emborrachado com empunhadura confortável e segura para as crianças, capa protetora decorada e cabeça pequena com limpador de língua integrado no dorso completam o leque de vantagens.
 
 
 
Fonte: www.condor.ind.br

Leave a Reply

Abrir conversa
Precisa de ajuda?