Da autoestima à articulação: as vantagens do implante dentário

Publicado em 28/06/2019 00:00

A perda de um ou mais dentes afeta não só o sorriso, que abala a confiança e a autoestima, mas também a mastigação, processo essencial para a digestão, e a articulação da mandíbula, já que outros dentes se movimentam para se adaptar à nova configuração. Estudos indicam que uma mastigação deficiente pode gerar problemas de saúde, como dores crônicas de cabeça, musculares e até mesmo problemas no coração. Para diminuir os impactos da falta de um ou mais elementos, o implante dentário é a solução.
 
No Brasil, estima-se que metade dos brasileiros entre 35 e 45 anos perdeu ao menos 12 dentes, segundo a Faculdade de Saúde Pública da USP (Universidade de São Paulo), ou seja, a probabilidade de alguém passar por esse procedimento é grande. Mas, por desconhecimento ou até medo, muitos optam por não buscar soluções para o problema. “O tratamento consiste na colocação de estruturas de sustentação, conhecidas como implantes, por meio de cirurgia, e assim substituir as raízes dentárias para então instalar as próteses”, explica Geninho Thomé, presidente científico da Neodent. O tratamento com implante, de forma geral, é indicado para pessoas a partir dos 18 anos e com boa saúde.
 
“O tratamento com implantes pode ser dividido em 5 principais passos: diagnóstico, instalação do implante, cicatrização, restauração e cuidados posteriores”, conta Thomé. Cabe ao cirurgião dentista avaliar as condições do paciente para o tratamento, incluindo a saúde dos tecidos periodontais (que apoiam e envolvem o dente), a existência de infecções ósseas na região do implante e a ocorrência de problemas de saúde que possam dificultar o tratamento.
 
O implante é uma solução bastante durável, mas para que o sorriso continue bonito e saudável após o tratamento, é essencial que o paciente se comprometa a fazer uma higiene bucal cuidadosa e visitas regulares ao dentista, garantindo que essas estruturas se mantenham sadias. Com a arcada dentária completa, o paciente recuperará sua confiança e evitará problemas digestivos e articulares.


Fonte: Dental Tribune

EDITORA PLENA