Resista à tentação de usar palitos de dente; a saúde da sua boca agradece

Publicado em 03/05/2019 00:00

Resista à tentação de usar os palitos de dente para tirar algum resíduo de comida, além de levar bactérias à boca eles podem causar danos
 
Ficar com um fiapo de carne preso nos dentes é sempre um desconforto. E muitas pessoas querem resolvem o problema com um palito de dentes, algo que os dentistas recriminam veementemente.
 
O palito de dente deve ser usado apenas em situações emergenciais, porque ele remove apenas pedaços maiores de comida”, explica a doutora Stephanie Alves, cirurgiã-dentista na Clínica Ki Odontologia. “Muitas vezes, o palito acaba empurrando o restante do alimento para dentro da gengiva, dificultando sua remoção no momento da escovação”, complementa a especialista.
 
Outro problema é que os palitos não alcançam as regiões interdentais e não removem as placas bacterianas, dando uma falsa sensação de limpeza. Assim, a pessoa começa a “cavucar” a região, podendo causar feridas gengivais que levam a sangramentos e inflamações. “Essas feridas podem se tornar a porta de entrada para bactérias no organismo”, alerta Stephanie.
 
Até mesmo resquícios da própria madeira do palito podem se alojar nas gengivais, piorando o quadro infeccioso.
 
A dentista também lembra que raramente os palitos são embalados individualmente, acumulando bactérias dentro dos potinhos. Quando alguém tenta pegar um palito, acaba tendo contato com vários outros que são recolocados no dispenser. Já pensou pegar um palito que foi manuseado por alguém com a mão suja? Não é nada agradável!
 
Riscos e alternativas
 
A doutora Maria Carolina da Silva Staut Cantanti, especialista em ortodontia e cirurgia bucomaxilofacial na Clínica Reabilitare, também desaconselha o uso dos palitos de dente. “Em uma emergência, até pode usá-lo para tirar só aquela ‘coisinha’ que esteja incomodando, mas o ideal é tentar retirar o resíduo alimentar primeiro com um bochecho”, explica a dentista.
 
O uso frequente do palito pode acaba aumentando o espaçamento entre os dentes, predispondo uma retenção óssea e gengival. Com o tempo, o esmalte dentário pode ser prejudicado, abrindo mais uma porta para bactérias que causam cáries.
 
A gente sabe que a vida é corrida, que às vezes as pessoas mal têm tempo de se alimentar direito. O ideal seria, ao menos na última escovação do dia, a pessoa usar o fio dental previamente para retirar esses pedaços maiores”, pondera a doutora Maria Carolina.
 
O movimento de alavanca efetuado para retirar os restos alimentares também pode prejudicar os dentes, arrancando obturações e, em casos mais graves, até mesmo quebrar os dentes que estejam mais fragilizados. E quem usa aparelhos ortodônticos deve evitar ainda mais o uso do objeto, já que os palitos podem quebrar ou descolar os braquetes e fios.
 
Para quem tem um espaçamento dentário maior, é recomendável o uso de escovas interdentais, que possuem várias formas e tamanhos – consulte seu dentista para ver qual o modelo mais indicado para a sua arcada dentária.
 
As duas especialistas recomendam que pessoas predispostas a ter retenção alimentar levem consigo um kit de higiene na bolsa, sem esquecer do fio dental. Assim, não se corre o risco de piorar a saúde bucal. E os palitos? Não se pode usar para nada? Claro que sim: para pegar petiscos eles são sensacionais!
 
 
Fonte: Gazeta do Povo

EDITORA PLENA