Lançamento - Digital Dentistry in Science - DDS-BR

Publicado em 04/04/2019 00:00

Digital Dentistry in Science - DDS-BR
 
A Odontologia está se transformando rapidamente, e particularmente em algumas especialidades como a Ortodontia, as mudanças chegam a ser perturbadoras para muitos profissionais. Isso é fruto de uma revolução tecnológica pela qual estamos passando, e que traz a reboque mudanças conceituais em um mundo que também está se reinventando. A maneira como nos comunicamos, como nos movemos, como pagamos nossas contas, pedimos comida, etc., muda a cada dia tornando os processos cada vez mais objetivos, eficientes e agradáveis.
 
Veremos em breve o transporte autônomo tornar-se uma realidade, robôs irão aplicar e monitorar todo o processo de anestesia em centros cirúrgicos, wearables irão nos avisar quando estivermos prestes a ter um infarto, ou um AVC, e também veremos a impressão de tecidos e órgãos. Tecnologias que já existem hoje prenunciam intensa transformação do mercado de trabalho e no futuro irão decretar o fim de carreiras e profissões tradicionais, abrindo a oportunidade para o aparecimento de novas atividades.
 
Permanecer na Odontologia com sucesso, passa por uma imersão em um mundo totalmente digital, onde a inteligência artificial e os sistemas CAD/CAM irão fazer parte da nossa rotina. Nesse novo workflow, veremos cada vez mais a presença dos scanners que fazem a captura 3D da anatomia dos indivíduos, gerando tanto arquivos volumétricos, por meio da Tomografia Cone-beam, como arquivos de superfície com altíssima precisão e acurácia obtidos por meio do escaneamento intraoral e de face. No pós-processamento desses arquivos, estamos presenciando uma evolução sem precedentes dos softwares que utilizam computação gráfica para a geração de imagens anatômicas 3D reais e ainda permitem planejamentos virtuais (setups) e o desenho de dispositivos terapêuticos que podem ser impressos no final desse fluxo digital, tornando os tratamentos mais eficientes e confortáveis.
 
A Odontologia do futuro deverá ser mais centrada no cliente, onde o processo de decisão terapêutica continuará a ser realizado com ciência e ética, porém, com mais autonomia para esse novo consumidor, cada vez mais exigente e ansioso por resultados rápidos e obtidos da forma mais confortável e discreta possível, seguindo-se o novo Paradigma da Qualidade de Vida. Grande parte dos clientes que nos procuram são motivados por questões estéticas, que muitas vezes podem ser resolvidas de forma previsível e confortável, por meio de abordagens simplificadas com o uso de alinhadores transparentes por exemplo, muito mais conservadoras do que o uso indiscriminado de laminados cerâmicos, por exemplo.
 
Pensando em auxiliar seus assinantes nessa nova curva de aprendizado, a Editora Plena lança um Caderno Científico dedicado ao novo universo digital da Odontologia. O Digital Dentistry in Science, ou DDS-BR como gostamos de chamar, será a princípio um caderno dentro das três publicações da Editora Plena, trazendo artigos com foco nas especialidades de Ortodontia, Cirurgia, Prótese e Radiologia. Nosso Conselho Editorial está sendo formado pelos profissionais mais capacitados nessas novas práticas, incluindo pesquisadores e clínicos com grande experiencia na utilização desses novos recursos, além de profissionais com experiência em TI, inteligência artificial, sistemas integrados, hardware e impressão 3D. Em um breve espaço de tempo, esse caderno deverá se tornar mais uma publicação independente com o selo de qualidade da Editora Plena.
 
Nesta primeira edição, trazemos dois artigos fantásticos, um sobre a utilidade dos sistemas CAD/CAM no planejamento e confecção de dispositivos interoclusais, uma antiga demanda da Odontologia, com os proeminentes colegas Hermes Pretel e Renato Martins, e outro assinado pelo Prof. Ernesto Rodrigues, que discorre sobre um novo e promissor sistemas de alinhadores transparentes, hospedado um uma plataforma totalmente dedicada à Ortodontia digital com acesso a setup virtuais e colagem indireta precisa para técnicas labiais e linguais. Espero que os colegas possam desfrutar esse novo conteúdo que a Editora Plena está disponibilizando com muito esmero e cuidado, mais uma vez demonstrando seu apreço e carinho com a nossa profissão.
 
EDITORIAL DDS-BR
Mauricio Accorsi
Diretor Científico DDS-BR


EDITORA PLENA