8 alimentos que deixam os dentes amarelos

Publicado em 02/12/2018 00:00

O esmalte dos dentes é o que lhes dá a cor característica branca e a capa subjacente, denominada dentina, é de cor amarela. Se a causa de seus dentes amarelos é a deterioração do esmalte, é muito importante consultar o dentista. Entretanto, se o esmalte ainda estiver quase intacto e você notar uma cor amarela como consequência das manchas deixadas por determinados alimentos, você pode começar a considerar reduzir o consumo desses alimentos para evitar intensificar esse tom com o passar do tempo. Conheça os alimentos que fazem com que seus dentes fiquem amarelados.
 
Café preto
Este é um dos alimentos que mais causam manchas amarelas nos dentes devido à sua cor escura característica. Isso se deve a que a capa externa dos dentes é muito porosa e, portanto, absorve facilmente esse tipo de alimentos e sua cor.
 
Chá
Muitas pessoas podem considerar que o chá provoca menos mancha nos dentes que o café, mas na verdade alguns tipos de chá podem amarelar mais que o café. O chá contém substâncias chamadas taninos, que são as que mancham os dentes. Entretanto, a maioria dessas infusões tem múltiplos benefícios para a saúde, por isso não vale a pena deixar de tomá-las. O melhor nesse caso é escolher os chás que sejam de cores claras ou diluí-los com leite.
 
Molho de soja
Os molhos escuros, como o molho de soja, usado para temperar alimentos, também podem causar esse tom amarelado nos dentes. Esse tipo de molho costuma dar um sabor muito especial às comidas, mas o ideal é utilizá-lo apenas uma vez ou outra na dieta. A regra diz que se um alimento manchar a roupa ou o tapete, ele também pode manchar os dentes.
 
Molho de tomate
O molho de tomate de que tanto gostamos de comer com as massas e outras comidas também pode nos deixar um tom amarelado. Isso se deve a que ele contém altas concentrações de ácido, o que provoca a erosão e dentes amarelos. O truque que muitos recomendam para reduzir seus efeitos é comer primeiro um aperitivo de espinafres ou brócolis.
 
Mirtilo
Os mirtilos são um dos melhores alimentos para a saúde graças aos seus altos conteúdos de antioxidantes. Entretanto, por ter a cor azul escura, eles podem causar manchas nos dentes que são mais difíceis de eliminar. Portanto, se recomenda enxaguar bem os dentes imediatamente depois de comer o mirtilo.
 
Beterraba
Todos os que consumimos beterraba sabemos que sua cor intensa também pode causar manchas nos dentes, especialmente quando a consumimos em forma de suco. Como é um alimento tão recomendado para a saúde, o ideal é lavar bem os dentes depois de consumir beterraba para evitar que percam sua tonalidade branca.
 
Curry
Os tons vermelhos e amarelos do curry em pó infelizmente também são causadores dos dentes amarelos. Entretanto, muitos preferem continuar consumindo-o e desfrutar de todos seus benefícios para a saúde. Para diminuir seu efeito negativo nos dentes, o ideal é fazer gargarejos de água e posteriormente enxaguar a boca.
 
Vinho tinto
O vinho tinto contém antioxidantes e outras substâncias, como o resveratrol, que são muito boas para a saúde do coração, para prevenir o envelhecimento prematuro, o câncer e outras doenças crônicas; entretanto, ele não é tão amigo dos seus dentes devido ao seu tom escuro, que pode causar essas incômodas manchas ou tom amarelado.
 
Fique atento!
Em todos os casos, você pode reduzir os efeitos sobre os dentes com um bom enxague bucal, imediatamente depois de comer. Entretanto, considere que, em alguns casos, escovar depois de comer pode agravar o problema, já que alguns alimentos ácidos podem amolecer o esmalte dental até meia hora depois de consumi-los. Portanto, nesse caso, o ideal é esperar pelo menos uma hora para fazer o enxague da boca.
 
 
(Fonte: MelhorComSaúde - Via ABO - Nacional)

EDITORA PLENA