Você sente seus dentes fracos e eles quebram fácil? Veja o que pode ser

Publicado em 02/02/2018 00:00

Seus dentes podem ter desenvolvido microfraturas e mesmo trincas causadas por motivos diversos. Vamos a alguns deles:
 
Cárie
A cárie é um dos principais agentes que enfraquecem a estrutura dentária. Ela leva a necessidade de tratamentos como restaurações e canais.
As restaurações, com o passar do tempo, vão se desgastando e podem gerar infiltrações, fissuras e quebrar.
Os canais, em especial, retiram a polpa do dente, que é sua essência vital. Assim, mesmo com ótimos tratamentos, o dente que passou pelo tratamento de canal é mais frágil que os dentes totalmente naturais.
 
Bruxismo
Tensão e nervosismo podem levar a uma descarga de stress durante o sono e ela é feita rangendo e apertando os dentes. A mandíbula tem uma força muito grande (é o músculo mais forte do nosso corpo) e, por isso, pode quebrar os dentes sem a pessoa se dar conta.
 
Mordida cruzada
Dentes desalinhados podem também gerar fissuras e quebras, por isso é importante o alinhamento correto da arcada. A ortodontia está muito além da estética, ela traz saúde.
 
Desgaste pelo tempo
Como qualquer parte do corpo, os dentes se desgastam com o tempo e utilizar flúor para fortalece-los é uma boa forma de prevenir o enfraquecimento que ocorre ao longo dos anos.
 
Alimentação
O consumo excessivo de bebidas e alimentos cítricos pode causar desgaste no esmalte do dente, que, além de deixa-los sensíveis, eles ficam mais fracos, favorecendo a quebra.
 
Como evitar que os dentes enfraqueçam?
Para prevenir, vale sempre uma visita ao dentista para uma boa limpeza e aplicação de flúor. Além disso, o profissional pode localizar fissuras e processos de deterioração no começo, evitando que complicações aconteçam com o tratamento adequado.
 
Outra forma de prevenção, que complementa as visitas periódicas ao dentista é a alimentação. Uma dieta rica em cálcio e flúor é uma boa pedida para os cuidados com os dentes. Isso você consegue ingerindo leite e seus derivados, peixe, espinafre, dentre outros alimentos.
 
Existe o mito de que uma pessoa pode “herdar dentes fracos”. Isso não existe. A fraqueza nos dentes é resultado de maus hábitos seja aqueles que colocam tensão na arcada, higienização ou alimentação.
 
Assim, qualquer pessoa pode prevenir quebras dentárias com cuidados com sua saúde bucal.
 
(Fonte: ABO Nacional) 

EDITORA PLENA