Implante dentário e aparelho ortodôntico combinam?

Publicado em 05/01/2018 00:00

Parece que estes dois recursos estão em desacordo, não é? Errado, o implante dentário pode até ser favorável ao aparelho dentário desde que sirva como ancoragem. Aparelho ortodôntico não corrige posição de implante.
 
Essa pergunta geralmente chega ao consultório do dentista de forma amedrontada ou envergonhada, mas é importante conversarmos sobre o assunto para, antes de mais nada, desmistificar os Implantes Dentários.   Os implantes dentários são a solução para aqueles pacientes que perderam seus dentes naturais em acidentes, cáries ou em outros tratamentos de saúde. 
 
Hoje em dia, a tecnologia aplicada na confecção e instalação dos implantes permite que os pacientes possam adquiri-los de forma confortável, segura e muito similar ao dente natural perdido.   Alguns pacientes ficam inseguros com a ideia de ter que usar Implantes dentários. Porém, estes são utilizados para substituir as raízes dos dentes naturais perdidos. Fabricados em titânio, os implantes dentários são instalados na maxila ou mandíbula e garantem tanto as funções da mastigação quanto um belo sorriso.    
 
Afinal, com Implante Dentário, posso usar aparelho sem medo?   
É importante que se enfatize que o Implante dentário, se bem posicionado, não resulta em nenhum impedimento. Logo, o paciente que o utiliza pode realizar qualquer atividade normalmente: beijar, morder, mastigar, falar e, por quê não, fazer tratamento ortodôntico.   Muitos pacientes acreditam que com o tempo e o uso de aparelho ortodôntico, o implante dentário pode vir a quebrar. Mas quem tem implante pode sim usar aparelho.   O implante não vai quebrar, como muitos acreditam. Contudo, o implante, por ser um parafuso integrado (“fundido”) ao osso, não vai se movimentar como ocorre com as raízes naturais. Mas pode até ajudar, servindo como ancoragem.   
 
É possível arrumar o meu implante dentário que ficou torto por meio do aparelho ortodôntico?   
Se na verdade a razão para recorrer a um aparelho ortodôntico for justamente o implante, que ficou mal posicionado, muitas vezes é possível resolver ou minimizar o problema com o formato da prótese, e com componentes angulados, sem precisar de aparelhos para mover os demais dentes.   O aparelho ortodôntico é indicado como uma boa opção para o tratamento de dentes desalinhados. Portanto, se o implante está bem posicionado, mas se os seus dentes estiverem tortos, é possível e recomendável o uso do aparelho. Nestes casos, muitas vezes, o implante pode até ajudar desde que não esteja no caminho do movimento de um dente natural.   
 
Prefiro aparelho ortodôntico a implantes dentários. Posso escolher?   
É importante que se procure um dentista para verificar as possibilidades de tratamento, tanto o ortodôntico quanto o implante. Há casos em que ambos os tratamentos podem ser realizados simultaneamente.   A vontade do paciente é e sempre será importante. Mas é vital que os pacientes planejem o tratamento com seus dentistas. Deixar a decisão dos procedimentos e tratamentos nas mãos de um profissional graduado sempre será a melhor opção. Assim todos sairão sorrindo no final do tratamento.   Nada melhor do que um profissional que faça o planejamento do procedimento cirúrgico e protético de implantes e que também seja especialista em ortodontia. Este profissional está capacitado de uma visão abrangente para todo este planejamento.  
 
 
Fonte: Revista Saúde

EDITORA PLENA