O aro do aparelho ortodôntico soltou. O que pode ter acontecido?

Publicado em 24/10/2017 00:00

O aparelho ortodôntico é uma solução eficaz para a movimentação correta dos dentes. Diversas pessoas já passaram pela fase de utilizá-lo, principalmente durante a adolescência. O tratamento requer cuidados específicos para que tudo ocorra conforme o esperado. No entanto, podem acontecer imprevistos, como o aro acabar soltando. Entenda o que pode ter acontecido e como solucionar. A ortodontista Andréia Cotrim trouxe explicações sobre esse episódio recorrente entre os pacientes.
 
QUAL A FUNÇÃO DO ARO DO APARELHO ORTODÔNTICO?
 
O aro ortodôntico é uma das principais estruturas do aparelho fixo. Ele também é denominado como fio ortodôntico e é o responsável por permitir a movimentação dos dentes para o lugar correto. O aro é colocada na posição em que estão os dentes e aplica força neles ao ir retornando à sua forma original. “Ele é quem faz toda a força durante o tratamento ortodôntico”, comenta a dentista. O aro consegue ficar ligado ao braquete graças à ligadura elástica, a conhecida borrachinha do aparelho, ou a de tipo metálica.
 
FIQUE ATENTO À SUA ALIMENTAÇÃO
 
Além de influenciar a saúde do corpo em geral, a alimentação pode ser uma das culpadas do aro ortodôntico ter se soltado. Alimentos duros que precisam de maior força na hora de mastigar ou outros mais pegajosos, como balas ou chicletes, trazem a possibilidade de tirar o fio do lugar. Além disso, esses exemplos podem acabar ocasionando outro problema. “Em alguns casos pode descolar o acessório ortodôntico”, explica a profissional. Principalmente para os pacientes que estão no início do tratamento, por usarem fios mais flexíveis e leves, devem ter a atenção redobrada na hora de comer.
 
VOCÊ SABIA QUE O FIO DENTAL PODE SOLTAR O ARO ORTODÔNTICO?
 
O uso do fio dental é de suma importância para manter a higiene dental, e não deve ser abandonado por conta do aparelho ortodôntico. No entanto, o aro pode soltar durante o uso incorreto do fio dental. “Pode fazer com que o mesmo acabe enroscando nos acessórios, podendo causar alguma emergência ortodôntica”, alerta a ortodontista. Por isso, pensando em maneiras de amenizar essas situações, é importante que o paciente seja orientado sobre a utilização correta do item durante a primeira consulta.
 
SAIBA COMO SOLUCIONAR O PROBLEMA DO ARO ORTODÔNTICO SOLTO
 
Nos casos em que o fio sofra algum tipo de deslocamento ou machuque o paciente, é importante entrar logo em contato com o profissional. Assim, ele poderá indicar as orientações necessárias para solucionar o problema. Geralmente, já pensando nessas possíveis ocasiões, a maioria dos ortodontistas entregam um kit de emergência na primeira consulta. “Ele contém uma cera ortodôntica que pode ser colocada sobre o acessório que estiver solto e machucando”, orienta Andréia.
 
Fonte: ABO Nacional

EDITORA PLENA