Fullscience: Editorial

Editorial -  Full Dentistry in Science - Edição 39

Fator humano em Odontologia
 
Não só na Odontologia, mas a tecnologia de maneira geral tem evoluído muito rápido nos dias de hoje. Cada vez mais, novos produtos, técnicas, softwares, entre outros, têm sido introduzidos como “revolucionários” no mundo atual. Alguma vezes parece que se criam problemas aonde não existia, por outro lado muitas vezes as soluções dos nossos problemas parecem ser solucionadas de forma rápida e eficiente. Na verdade, sempre precisamos analisar todas as novas opções oferecidas de forma cética e racional, nunca se esquecendo do “fator humano”. Sem sombra de dúvidas a nossa profissão está cada mais digital, com mais opções de novos materiais e técnicas revolucionárias, mas todas essas ferramentas são conduzidas por seres humanos, nesse caso: nós mesmos.
 
Desta forma, devemos nos conhecer o suficiente para respeitarmos a nossa curva de aprendizagem, que varia de indíviduo para indíviduo. Sem sombra de dúvidas o estágio mais evoluído da sofisticação humana é a humildade, e devemos ser humildes o suficiente para aprendermos novas técnicas e respeitar novos materiais que ainda nunca usamos. Por isso revistas científicas (revisadas por pares), cursos, congressos e reuniões profissionais são de extrema importância para minimizarmos os erros e conhecermos as limitações de determinadas técnicas. Sempre com o objetivo de tornar a curva de aprendizagem cada vez mais eficaz, evitando erros e conhecendo sempre os nossos limites e dos materiais o qual usamos.
 
Não feche os olhos para o novo, tenha sempre respeito e cuidado ao entrar em algo contemporâneo e seja humilde o suficiente para o correto desfecho, quando se aumentam os seus índices de sucesso de determinado tratamento de saúde em longo prazo.
 
Prof. PHD. Dr. Sérgio Rocha Bernardes
Diretor Científico da Prosthesis and Esthetics in Science

 

EDITORA PLENA