A revista DDS – Digital Dentistry in Science surgiu em 2021 e é uma publicação da Editora Plena. O foco da revista é publicações na área Odontologia Digital – 1.º edição – publicação trimestral. A revista está registrada sob o ISSN ????.

Uma de nossas prioridades é publicar materiais de qualidade. Para garantir isso, seguimos as orientações do Committee on Publication Ethics (COPE). É esperado que todos os funcionários envolvidos no processo editorial, autores, conselheiros editorias editores sigam totalmente as práticas descritas pelo COPE. Destacamos abaixo os pontos principais, porém, encorajamos os autores a visitarem a versão completa disponível no site: https://publicationethics.org

Conselho Editorial
Todo o conselho editorial da revista é formado por profissionais formados e capacitados na área.

Publicação
O Editor tem o poder e responsabilidade sobre quais artigos serão ou não aceitos para publicação na revista. O Editor pode contar com a ajuda e apoio dos editores adjuntos e conselheiros científicos para avaliação dos trabalhos.

Fair play
A decisão sobre a publicação ou não de um artigo deve ser tomada levando em conta única e somente sua relevância acadêmica e relevância para os leitores da revista, independente de raça, cidadania, religião, orientação sexual, opinião política ou vínculo com instituições dos autores.

Problemas éticos
Caso seja descoberto ou exista desconfiança de algum problema ético em qualquer artigo, é de responsabilidade da editora juntamente com os editores averiguarem o caso.
No caso de artigos ainda não publicados, a publicação do mesmo é colocada em espera até que o assunto seja resolvido. Caso existam evidências comprovando, o artigo poderá ser recusado.
No caso de artigos já publicados, a decisão será tomada de acordo com a gravidade do assunto, como publicação de erratas, retratação ou, em casos mais graves, a revogação da publicação.

Arquivo digital
Todos os artigos contam com sua versão online, disponibilizada no site da editora.

Periodicidade
A revista é publicada trimestralmente.

RESPONSABILIDADES DOS REVISORES

Processo de análise
A análise dos artigos é feita através do método duplo-cego. Todos os artigos recebidos pela Editora devem passar pelo processo de análise. O Editor Científico da revista escolherá dois conselheiros especialistas no assunto do manuscrito para realizar a análise. Os conselheiros não tem acesso a nenhuma informação que possa indicar a autoria dos artigos. Os conselheiros devem indicar se o artigo está apto para publicação, se correções são necessárias antes da publicação, ou se o artigo deve ser negado para publicação. Também é dever dos conselheiros indicar de forma clara quais são as melhorias a serem feitas no artigo em caso de correção, ou quais foram os motivos que levaram a recusa.
Caso o conselheiro, por qualquer motivo, não possa realizar a análise, deve informar o Editor para que um novo nome seja indicado.
Conselheiros que encontrem possíveis conflitos de interesse devem recusar seu envolvimento com a análise do artigo, de forma que manuscrito seja analisado de forma justa e imparcial.

Confidencialidade
Os editores e funcionários envolvidos no processo editorial se comprometem em manter a confidencialidade dos materiais recebidos para avaliação. Nenhum material ainda não publicado pode ser usado para benefício próprio de editores ou conselheiros.

RESPONSABILIDADES DOS AUTORES

Taxas de publicação
A Editora Plena não cobra nenhuma taxa para o envio ou publicação de artigos. Todo o processo editorial é sem custo para os autores. Ao final da publicação os autores receberão 1 (um) exemplar da revista em que o artigo foi publicado.

Acesso às publicações
A revista DDS – Digital Dentistry in Science é uma revista de conteúdo digital, sendo seu acesso liberado.

Originalidade
Os autores devem garantir que todo o material envolvido é original, de autoria própria. Todas as referências utilizadas devem estar citadas de forma apropriada. Em casos em que qualquer forma de plágio seja identificada o artigo será prontamente recusado e as medidas cabíveis serão tomadas.

Copyright
Ao enviar o artigo para avaliação, todos os direitos autorais do mesmo são transferidos para a revista. Não é permitido o envio do mesmo material para apreciação de outras revistas/editoras. Após aprovação e publicação, é necessária a autorização da editora para replicação do material em outras fontes. Em caso de recusa do artigo, os direitos autorais são transferidos novamente para os autores.

Autoria
A autoria do artigo deve ser dada somente a autores que tiveram papel significante na produção do manuscrito. Todos os autores devem estar de acordo com as normas da revista e assinar o termo de copyright ao submeter o artigo.

Conflito de interesse
Ao submeter um artigo, os autores devem informar qualquer ajuda financeira ou conflito de interesse que possa haver. Qualquer suspeita de conflito de interesse não informada será reportada ao Editor da revista e será apurada.

Correções
Caso os autores identifiquem qualquer erro significativo em um trabalho já publicado, é de sua responsabilidade entrar em contato com a editora, informando o erro e as correções necessárias, para que as devidas providências possam ser tomadas.

PROCESSO EDITORIAL

Para proporcionar um panorama aos autores de todo o processo editorial a partir do momento da submissão, descrevemos aqui todos os passos que os artigos são submetidos:

1. Todos os artigos devem ser submetidos através do e-mail: [email protected]

2. A secretaria recebe o manuscrito e verifica se o mesmo contém todos os tópicos obrigatórios para a submissão. No caso de falta de qualquer tópico, o artigo é devolvido aos autores para correção. O artigo somente será enviado para análise quando todos os tópicos estiverem completos.

3. O editor científico seleciona 2 integrantes do conselho editorial para revisar o artigo. O sistema duplo-cego é utilizado. Toda informação sobre os autores é omitida, para que os conselheiros não sejam influenciados em sua análise. Da mesma forma, os autores não têm acesso aos nomes dos conselheiros responsáveis pela análise de seu artigo.

4. Se um conselheiro, por qualquer razão, não pode realizar a análise, o editor escolherá outro integrante do conselho científico para realizá-la.

5. Uma vez que o conselheiro aceita o convite para realizar a análise, ele terá acesso ao conteúdo do artigo e a um questionário, onde ele poderá realizar observações sobre o trabalho e escolher se o artigo deve ser aceito para publicação, negado para publicação, ou se é necessária correção antes da publicação.

6. O artigo deve ser aprovado por dois conselheiros para publicação. No caso de uma resposta positiva e uma negativa, um terceiro conselheiro será consultado.

7. Após a aprovação do artigo, o mesmo é encaminhado para a revisão de língua e normatização, tratamento de imagens (quando aplicável) e diagramação.

8. Por último, o artigo é enviado para o autor correspondente para aprovação. O autor recebe uma data limite para revisar e solicitar modificações, ou aprovar a versão final do manuscrito para publicação. Nessa etapa os autores também são informados sobre o número da edição em que o artigo será publicado.

9. O Diretor Editorial e Diretor Científico decidem quais artigos serão publicados em cada edição. Depois disso, o material selecionado é diagramado junto para a prova de cor. O time editorial fica responsável por revisar toda a revista para garantir que tudo está de acordo com as normas e dentro do layout da mesma. Uma vez que a versão final é aprovada a revista é encaminhada para impressão.

CONTATO
Para contato direto com o departamento editorial, favor usar o e-mail [email protected] ou o telefone (41) 99979-0468.

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