Editorial Prosthesis and Esthetics in Science – Edição 33

Caminhos: Planejando o Sucesso

Você sabe onde estará daqui 5, 10, 20 anos? Tem claramente em mente o quê estará fazendo, com quem, em qual lugar? Consegue visualizar essa imagem num simples fechar de olhos de 10 segundos?

Se sim, maravilha, tenho certeza que esta realização é uma questão de tempo. Se não, sugiro que comece a planejar a sua vida agora, pois quem não planeja o SUCESSO está automaticamente planejando o FRACASSO. É deixar o seu futuro na mão dos outros, e, adivinhem, eles não terão muita coisa planejada para você.

PLANEJAR é dar forma aos seus pensamentos. Tire as suas ideias da mente e as coloque no papel. Você verá como a cada dia ela vai se tornando uma nova figura. Um novo trilho vai se formando à medida que você libera mais espaço em sua mente para a criação e imaginação e não mais para armazenamento de dados (existem zilhões de App’s para isso).

Um exemplo clássico de planejamento é quando planejamos uma viagem de carro de SP para o RJ. O que e como geralmente fazemos? Iniciamos por averiguar se o carro está em ordem. Verificamos pneu, nível de óleo, freio, combustível e mais outras coisas. Planejamos também qual será a rota a ser seguida. Se nesta rota tem alguma parada para comermos e descansarmos e até mesmo para abastecer o carro ou fazer alguma manutenção. Alguns dias antes, checamos na previsão do tempo qual será o clima e se há possibilidade de chuva ou não.

Para a nossa viagem rumo ao sucesso é a mesma coisa. Temos que verificar como estamos. Nosso corpo, mente e alma estão totalmente alinhados na mesma ideia? Qual caminho a ser percorrido é o melhor para se atingir o resultado? Temos que ver também quais as ferramentas e recursos temos para implementar as ações necessárias para que cada meta seja atingida. E, se por acaso não temos alguma dessas ferramentas e habilidades, como podemos adquiri-la e desenvolver.

Uma coisa muito importante é saber quem estará conosco nessa viagem, quem está alinhado com nossos sonhos, pois não adianta nada você levar uma pessoa para trilhar o seu sucesso e essa pessoa ser aquela “seca pimenteira” que só vai colocar defeito e enxergar dificuldades no seu trajeto. Você tem que levar pessoas que irão te ajudar, e mais, que muitas vezes irão até te dar ideias novas que poderão auxiliar nessa viagem rumo ao seu sonho.

Outro fator muito importante é seguir o plano à risca. Fazer tudo o que foi traçado e planejado. Prestar atenção em cada detalhe que foi desenhado para que tudo seja executado de forma efetiva e completa. Pois, de nada adianta você ter um mapa do tesouro e seguir a sua intuição. Se você gastou tempo e dinheiro para esse planejamento, nada mais justo e poderoso para nossa mente do que fazer jus a isso.

Por fim dedique-se com calma e muita atenção e foco para o planejamento. Ele é uma parte muito importante para o processo. Invista o tempo que for necessário para fazê-lo, mas também tome cuidado e evite A PROCRASTINAÇÃO de fazer com que o seu planejamento seja uma desculpa para o próximo passo, que é entrar em AÇÃO. Lembre-se sempre que FEITO É MELHOR QUE PERFEITO!

Um novo ano se inicia em 2020 e com ele novas chances de fazermos algo diferente, extraordinário e eficaz para que possamos realmente começar a trilhar a estrada do sucesso e deixar para trás tudo aquilo que sempre nos atrasou e limitou até agora. Pare de fazer promessas para sua mente, e coloque tudo no papel. Crie seu quadro da visão para 2020 e coloque lá todas as suas conquistas e metas, mesmo que elas sejam uma parte do caminho. Não há nada mais poderoso do que a visualização diária daquilo que um dia será a sua realidade.

Beijo enorme no coração, fiquem com Deus e #vidaquesesegue

Hugo Nagem