Coluna Point of view: Alinhadores transparentes como alternativa de tratamento para casos menos complexos. É possível em consultório?

Coluna Point of view: Alinhadores transparentes como alternativa de tratamento para casos menos complexos. É possível em consultório?

Vol. 13 – Número 49 – 2020 Coluna Point of view Página 25-28 Alinhadores transparentes como alternativa de tratamento para casos menos complexos. É possível em consultório? Thiago Martins Meira1 Ana Carolina Mastriani2 Armando Yukio Saga3 Giovani Ceron Hartmann4 Gil Guilherme Gasparello1 Oscar Mario Antelo1 Orlando Tanaka5 Introdução Os alinhadores transparentes ou estéticos em Ortodontia são cada vez mais utilizados para tratar uma variedade de má oclusões. Apesar do crescimento recente na procura, principalmente por adultos, dessa modalidade ou abordagem de tratamento, o conceito desta foi introduzido na Ortodontia por Kesling em 1945 e aperfeiçoado por Sheridan et al. em 1993 utilizando ainda um fluxo analógico de trabalho¹. Em 1999, a Align Technology (Santa Clara, Califórnia) lançou o sistema Invisalign® utilizando a tecnologia CAD-CAM e simulação do movimento dentário para a produção de alinhadores². A partir daí, com o avanço no setor digital e com a queda de patentes da Align Technology, mais empresas passaram a disponibilizar alinhadores estéticos no meio ortodôntico. Alinhadores transparentes do sistema Invisalign® são eficazes na promoção do alinhamento dentário, mas podem apresentar maior dificuldade em algumas situações clínicas em relação ao sistema convencional de tratamento com bráquetes³, tais como a obtenção de contatos oclusais adequados, controle de torque, correção vertical acima de 2,5 mm, correção anteroposterior e rotações³,4. Atualmente, a disponibilização de softwares de planejamento ortodôntico virtual para a produção de alinhadores transparentes, cria possibilidades para os ortodontistas também dominarem esta tecnologia e aplicarem nos tratamentos de seus pacientes, produzindo seus próprios alinhadores estéticos “in-office aligners”5 (Figura1). No entanto, o ortodontista deve analisar as vantagens e as desvantagens deste processo para incorporá-lo a sua rotina de trabalho clínico. 1Pós-Graduando em Odontologia-Ortodontia – PUCPR. 2Mestre em Odontologia e Ortodontia – PUCPR. 3Professor, Especialização em Ortodontia – PUCPR. 4Pós-Graduando – Especialização em Ortodontia – PUCPR 5Professor Titular – PPGO – PUCPR.

Este conteúdo é restrito a membros do site. Se você é um usuário registrado, por favor faça o login. Novos usuários podem registrar-se abaixo.

Login de Usuários
   
Registro de Novo Usuário
*Campo obrigatório
Abrir conversa
Precisa de ajuda?