Coluna Marketing: Seja profissional também na hora das compras

Coluna Marketing: Seja profissional também na hora das compras

Vol. 8 – Número 31 – 2017 Coluna Marketing Página 7 Seja profissional também na hora das compras Prof. Dr. Alan Binotto1 Prof. Dr. André Mallmann2 Um setor ou pessoa responsável pela gestão dos processos aquisitivos de materiais odontológicos, equipamentos e serviços para suprimento da clínica faz a diferença para o seu perfeito funcionamento. Ao Setor de Compras compete: Executar processos e determinar o uso racionaldos recursos da clínica, atendendo os seus clientes dentro dos prazos acordados; Garantir que as solicitações de compras sejam previamente aprovadas quanto à sua necessidade e análise técnica quando necessária; Realizar a consulta de preços (cotações) selecionando a proposta mais vantajosa para a clínica, que será processada e julgada de acordo com os níveis de aprovação; A seleção de propostas de fornecimento de bens e serviços se fará mediante a análise da melhor proposta técnico-comercial, considerando-se o melhor preço, maior prazo, melhor qualidade, capacitação técnica e pelo melhor atendimento; equalizados entre os potenciais fornecedores do ramo a que pertence. Em casos de embates, dar-se-á preferência a fornecedores com maior avaliação dos critérios socioambientais. Em todos os processos de compras, ou qualquer outra forma pactuada de relacionamento comercial, deverão ser observados os princípios constitucionais da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, economicidade e eficiência. Atuar criteriosamente na homologação e cadastramento dos fornecedores (pessoas físicas e jurídicas), observando os requisitos e procedimentos definidos, como certidões negativas dos órgãos reguladores; Efetuar planos de redução de custos, considerando aspectos fiscais, logísticos e de qualidade, sem infringir a normatização e legislação vigentes; Datas específicas para realização dos pedidos, sempre nos dias 10, 20 e 30 de cada mês, para um melhor controle dos pagamentos pelo departamento financeiro; Criar um histórico de consumo dos itens mais utilizados e, a partir daí, chegar a uma média para saber o quanto estocar de cada item; Deixar sempre a compra maior para o dia 30 de cada mês, pois as empresas fornecedoras têm metas de vendas e é neste momento que teremos o maior poder de barganha, compras em maior quantidade com um desconto maior. Com um trabalho profissional e organizado você compra melhor, economiza certo e potencializa sua rentabilidade. Contribuição Paulo Henrique Silva Fraga Administrador – CRA/RS 45.282 Gerente Administrativo Setor de Compras Uningá Eleva 1 Prof. do Curso de Especialização de Ortodontia – Uningá Eleva 2 Prof. Adj. do Depto. de Odontologia Restauradora – UFSM

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