Coluna Marketing: Qual é a sua “marca”?

Coluna Marketing: Qual é a sua “marca”?

Vol. 8 – Número 30 – 2017 Coluna Marketing Página 9 Qual é a sua “marca”? Prof. Dr. Alan Binotto1 Prof. Dr. André Mallmann2 Quando perguntamos para os nossos alunos, “qual é a sua marca?”, alguns respondem com convicção: “Eu sou a minha marca”. Imaginando, muitas vezes, que serão reconhecidos pelo trabalho diferenciado e de alta qualidade. Porém, em um mercado competitivo como o nosso, qualificação não é mais exclusividade de poucos. No cenário atual cada detalhe pode fazer a diferença, e tão importante quanto ser especial, é ser percebido como especial. O sucesso de uma marca, depende do “valor” remetido a ela. O que as pessoas pensam de você, qual conceito foi formado no subconsciente de quem está a seu redor a respeito do seu trabalho, sua forma de atuar, sua idoneidade, seriedade, credibilidade, capacidade, acessibilidade, ética, e demais atributos que constroem nossa reputação. Para tanto devemos avaliar o nosso consultório como um todo, pensando desde o que a identidade visual interna e externa comunica, qual a apresentação da sua equipe de trabalho, como sua secretária recebe o seu cliente, presencialmente ou por telefone, detalhes que representam o primeiro contato com o paciente, assim como todas as experiências que vêm a seguir durante a realização do tratamento, onde você, apesar de não atuar sozinho, é o protagonista. Quando você é referência para as pessoas, você se torna uma marca de valor. É você quem o paciente deseja, procura e confia sua saúde bucal. Quando esse valor não é percebido, restauração é “massinha”, ortodontia é “aparelho” e implante é “pino de titânio” … apenas produtos, sem distinção, que competem apenas por preço e nada mais. Lembre, a marca é comprada, um produto precisa ser vendido. Uma marca cria ligação emocional com seu cliente e o produto é indiferente. Uma marca possui alta visibilidade e é indicada por seus clientes, o produto costuma ser comentado pelo preço. Uma marca causa bons comentários, o produto gera pouco interesse. Uma marca permanece relevante, o produto é estático. Uma marca é lembrada, o produto é efêmero. Como você quer ser lembrado? O que você deseja para seu futuro? Identifique seus pontos fortes, reconheça suas fraquezas, nela estão as melhores chances de evoluir. Estude o cenário, trabalhe duro, estude sempre e promova sua marca, seu nome, sua identidade, com ética, respeito e elegância mostre que você é único. Contribuição Dr. Sandro Henrique Batista Santos Doutor em Odontologia – UFPel. Gestor – Ideal Pós-Graduação. Professor Titular de Ortodontia – UNIPAR. 1 Prof. do Curso de Especialização de Ortodontia – Uningá Eleva 2 Prof. Adj. do Depto. de Odontologia Restauradora – UFSM

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