COLUNA FIQUE POR DENTRO – Pronunciamento Especial: COVID-19 e a Prática Odontológica

COLUNA FIQUE POR DENTRO – Pronunciamento Especial: COVID-19 e a Prática Odontológica

Vol. 11 – Número 43 – 2020

COLUNA FIQUE POR DENTRO

Página 8
Pronunciamento Especial: COVID-19 e a Prática Odontológica

Dayane Oliveira¹
Mateus Rocha¹
Lucas Fernando Tabata²

Em 12/03/2020, o Conselho Federal de Odontologia (CFO) fez um pronunciamento com recomendações e cuidados nas atividades desempenhadas pelos profissionais de Odontologia devido à declaração da Organização Mundial de Saúde (OMS) que classificou a COVID-19, doença causada pelo novo coronavírus, uma pandemia.

Dentre as recomendações e cuidados foi divulgado que “o período de incubação da COVID-19, ou seja, o tempo entre o dia do contágio e o início de aparecimento dos primeiros sintomas, tem sido entre 5 e 14 dias.” E, considerou pertinente que esse período fosse respeitado em caso de confirmação de contágio. Entretanto, alguns casos com período de incubação de 27 dias já foram relatados após a data dessa declaração. Dessa forma, diversos especialistas declaram que todos os cuidados devem ser mantidos, independentemente de tempo, a fim de evitar a contaminação e expansão do vírus.

Dentre os cuidados solicitados aos profissionais de Odontologia pelo CFO foi destacada a utilização efetiva dos equipamentos de proteção individual (EPI) e a triagem prévia ao atendimento em consultório, para verificação de possíveis sintomas da COVID-19. Veja abaixo os cuidados e recomendações previamente publicados especialmente para a classe Odontológica:

Formas de prevenção contra o coronavírus que devem ser tomadas pelo cirurgião-dentista quando em atendimento odontológico:

Usar máscara com válvula N95, ou em casos de uso de máscara comum, realizar a troca a cada 2 horas;

Reforçar o uso de EPI, incluindo o jaleco, máscara, gorro, luvas e óculos de proteção. E lembrando de lavar o seu jaleco separado das roupas do dia a dia;

Lavar cuidadosamente as mãos antes e depois das consultas;

Após a consulta, desinfeccionar todas as superfícies imediatamente com produto de limpeza adequado capaz de eliminar COVID-19;

Cuidado redobrado na desinfecção prévia de moldes e modelos antes do seu manuseio;

Seguir rigorosamente todos os protocolos de desinfecção e esterilização;

Praticar distanciamento social com os pacientes e assistentes;

Procure manter todas as superfícies do consultório permanentemente limpas e desinfetadas com produtos adequados, devido ao fato que o vírus pode ser transportado pelos aerossóis e sobreviver nessas superfícies por até 9 dias.

Em 2020, a Coluna “Fique por Dentro” pretende manter o formato “Especial – Entrevistas” e responder questões e duvidas de nossos leitores. Participe você também desse formato! Envie suas dúvidas para [email protected].

Equipe “Fique por Dentro”

¹ College of Dentistry – University of Florida – Gainesville/FL – Estados Unidos.
² Faculdade de Ciências da Saúde – Universidade de Brasília.

Disponível para download, clique aqui.

Abrir conversa
Precisa de ajuda?