A Odontologia “além do mocho”: marketing, gestão de pessoas e finanças

A Odontologia “além do mocho”: marketing, gestão de pessoas e finanças

Vol. 6 – Número 24 – 2015 Coluna Gestão em Odontologia Página 437-438 A Odontologia “além do mocho”: marketing, gestão de pessoas e finanças Prof. Me. Alan Binotto1 Prof. Dr. André Mallmann2 Prof. Dr. Bruno da Silveira3 Na última coluna demonstramos dados que evidenciam as mudanças no cenário da nossa profissão, com aumento significativo no número de cursos de graduação, crescente oferta e concentração de profissionais, mercantilização cada vez mais comum, atuação progressiva de planos e convênios, redução média de honorários, entre diversos outros fatores que tornam o mercado mais competitivo e difícil para o exercício salutar do nosso ofício.  Ao mesmo tempo, continua sendo uma profissão promissora e cheia de oportunidades! Principalmente quando percebida com uma visão ampliada da nossa atuação, onde novas competências e habilidades devem ser estimuladas e exercidas no nosso dia a dia. Competência diz respeito ao que é atribuição e responsabilidade. Habilidade é estar apto, saber como fazer, preparado a realizar com eficiência e qualidade. Desde as Diretrizes Curriculares de 2002, o MEC define que, além de aptidões técnicas específicas, o cirurgião-dentista deve ser humanista, crítico e generalista. Deve ter conhecimentos administrativos, contábeis e financeiros, além de desenvolver o marketing e liderança.  1 Especialista em Ortodontia – Uningá-PR 2 Especialista em Ortodontia – Uningá-PR 3 Prof. Adj. Do curso de Odontologia – UFSM

Este conteúdo é restrito a membros do site. Se você é um usuário registrado, por favor faça o login. Novos usuários podem registrar-se abaixo.

Login de Usuários
   
Registro de Novo Usuário
*Campo obrigatório
Abrir conversa
Precisa de ajuda?